O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) constitui-se na oferta de mestrado profissional semipresencial na área de Ensino. O programa é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e suas vagas são disponibilizadas em rede nacional, por meio das instituições da Rede Federal de EPT, que atuam como polos. No IF Goiano, o curso é ofertado no Campus Ceres.

O curso teve início em 2017, é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como objetivo proporcionar formação em Educação Profissional e Tecnológica. O mestrado visa produzir conhecimento e desenvolver produtos por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

Público-alvo:

Portadores de diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. Não há restrição com relação à formação em nível de graduação.

Carga Horária: 480 horas

Duração: 24 meses

Coordenador: Dr. Matias Noll (matias.noll@ifgoiano.edu.br)

Linhas de Pesquisa:

Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT - Trata dos processos de gestão e organização do espaço pedagógico que contribuam diretamente com os processos de ensino, com foco nas estratégicas transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do educando.

Práticas Educativas em EPT - Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, a partir de uma abordagem inclusiva, interdisciplinar, em espaços formais e não formais, em conformidade com a perspectiva do trabalho como princípio educativo e do currículo integrado.

Para ingressar no ProfEPT é preciso ser aprovado no Exame Nacional de Acesso. Essa prova é constituída por etapa única e realizada uma vez por ano, simultaneamente, nos Institutos Federais integrantes da rede de oferta. As vagas são disponibilizadas por polo, e há reserva de vagas para servidores da Rede Federal.

Para mais informações sobre a seleção, acesse profept.ifes.edu.br/.

Nome E-mail Currículo Lattes
Emmanuela Ferreira de Lima emmanuela.lima@ifgoiano.edu.br link para currículo
Fernando Barbosa Matos fernando.matos@ifgoiano.edu.br link para currículo
José Carlos Moreira de Souza jose.moreira@ifgoiano.edu.br link para currículo