A criação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica  (PPGENEB)  tem como prioridade a qualificação de profissionais que atuam na Educação Básica.

Este programa de pós-graduação tem por objetivos:

- qualificar e aperfeiçoar a formação de profissionais para o desenvolvimento de saberes, competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Básica, visando a melhoria de práticas do processo de ensino e aprendizagem e pautada na promoção da cidadania e respeito à diversidade;

-aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens, visando aperfeiçoar a prática profissional na Educação Básica;

-qualificar profissionais para o desenvolvimento, utilização e avaliação de metodologias, produtos educacionais e tecnologias inovadoras para a atuação na Educação Básica, por meio da articulação teórico-prática;

-formar profissionais para desenvolver pesquisas voltadas a práticas educativas inovadoras, autônomas, interdisciplinares, na perspectiva crítica de sua atuação e mediadora para a formação cidadã.

Linhas de Pesquisa:

Linha 1 - Metodologias de Ensino e Tecnologias

Propõe e discute pesquisas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e suas relações teórico metodológicas nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens, bem como suas tecnologias. Envolve ainda pesquisas sobre a construção e avaliação de materiais didáticos e paradidáticos, bem como o uso de tecnologias de informação e comunicação. Os projetos de pesquisa desta linha convergem para o aperfeiçoamento de metodologias e práticas educativas para a promoção do desenvolvimento dos agentes envolvidos em processos pedagógicos da Educação Básica. Ensino para a Educação Básica.

Linha 2- Atuação docente e educação para a cidadania

Envolve pesquisas relacionadas a aspectos pedagógicos, políticos, econômicos, sociais, históricos e culturais, voltadas para a formação crítica em diferentes perspectivas de atuação docente e demais profissionais da Educação. Propõe e discute ainda pesquisas com enfoque em avaliação, gestão e organização do trabalho escolar como mediadoras de práticas educativas inclusivas e interdisciplinares. Os projetos de pesquisa desta linha convergem para o aperfeiçoamento e a ampliação das possibilidades de atuação na Educação Básica, com vistas à promoção e exercício da cidadania.

São disponibilizadas 15 vagas anuais, destinadas a profissionais portadores de diploma em cursos reconhecidos pelo MEC, preferencialmente inseridos no mercado profissional. A seleção ocorrerá em 4 (quatro) fases eliminatórias e classificatória.

Clique e acesse a página da seleção

Nome E-mail Currículo Lattes
Aline Sueli de Lima Rodrigues aline.lima@ifgoiano.edu.br link para currículo
André Luis da Silva Castro andre.castro@ifgoiano.edu.br link para currículo