A criação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica  (PPGENEB)  tem como prioridade a qualificação de profissionais que atuam na Educação Básica.

Este programa de pós-graduação tem por objetivos:

- qualificar e aperfeiçoar a formação de profissionais para o desenvolvimento de saberes, competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Básica, visando a melhoria de práticas do processo de ensino e aprendizagem e pautada na promoção da cidadania e respeito à diversidade;

-aprofundar conhecimentos teórico-metodológicos para o ensino de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens, visando aperfeiçoar a prática profissional na Educação Básica;

-qualificar profissionais para o desenvolvimento, utilização e avaliação de metodologias, produtos educacionais e tecnologias inovadoras para a atuação na Educação Básica, por meio da articulação teórico-prática;

-formar profissionais para desenvolver pesquisas voltadas a práticas educativas inovadoras, autônomas, interdisciplinares, na perspectiva crítica de sua atuação e mediadora para a formação cidadã.

Linhas de Pesquisa:

 

Linha 1 - Metodologias de Ensino e Tecnologias

Propõe e discute pesquisas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e suas relações teórico metodológicas nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens, bem como suas tecnologias. Envolve ainda pesquisas sobre a construção e avaliação de materiais didáticos e paradidáticos, bem como o uso de tecnologias de informação e comunicação. Os projetos de pesquisa desta linha convergem para o aperfeiçoamento de metodologias e práticas educativas para a promoção do desenvolvimento dos agentes envolvidos em processos pedagógicos da Educação Básica. Ensino para a Educação Básica.

 

Linha 2- Atuação docente e educação para a cidadania

Envolve pesquisas relacionadas a aspectos pedagógicos, políticos, econômicos, sociais, históricos e culturais, voltadas para a formação crítica em diferentes perspectivas de atuação docente e demais profissionais da Educação. Propõe e discute ainda pesquisas com enfoque em avaliação, gestão e organização do trabalho escolar como mediadoras de práticas educativas inclusivas e interdisciplinares. Os projetos de pesquisa desta linha convergem para o aperfeiçoamento e a ampliação das possibilidades de atuação na Educação Básica, com vistas à promoção e exercício da cidadania.

São disponibilizadas 15 vagas anuais, destinadas a profissionais portadores de diploma em cursos reconhecidos pelo MEC, preferencialmente inseridos no mercado profissional. A seleção ocorrerá em 4 (quatro) fases eliminatórias e classificatória.

 

Clique e acesse a página da seleção

Nome E-mail Currículo Lattes
Aline Sueli de Lima Rodrigues aline.lima@ifgoiano.edu.br link para currículo
André Luis da Silva Castro andre.castro@ifgoiano.edu.br link para currículo
Cristiane Maria Ribeiro cristiane.maria@ifgoiano.edu.br link para currículo
Débora Astoni Moreira debora.astoni@ifgoiano.edu.br link para currículo
Guilherme Malafaia guilherme.malafaia@ifgoiano.edu.br link para currículo
Júlio César Ferreira julio.ferreira@ifgoiano.edu.br link para currículo
Marcos Fernandes Sobrinho marcos.fernandes@ifgoiano.edu.br link para currículo
João Oliveira Ramos Neto joao.neto@ifgoiano.edu.br link para currículo
Lucas Caixeta Contijo lucas.gontijo@ifgoiano.edu.br link para currículo
Mayara Lustosa de Oliveira mayara.barbosa@ifb.edu.br link para currículo
Ricardo Diógenes Dias Silveira ricardo.silveira@ifgoiano.edu.br link para currículo
Rozane Alonso Alves rozane.alonso@ifgoiano.edu.br link para currículo
Nome Nível E-mail
Título do Trabalho Tipo Ano Link
Título do Documento Ano Anexado em Link

IF Goiano - Campus Urutaí

Endereço: Rodovia Geraldo Silva Nascimento, Km. 2,5, Zona Rural | Urutaí - GO | CEP: 75.790-000 - Brasil
E-mail: ppgeneb.urt@ifgoiano.edu.br
Telefone: 55 (64) 3465-1912
Fax: 55 (64) 3465-1325

 

 

@copyright DGTI Reitoria Instituto Federal Goiano