Atenção! A submissão de trabalhos (pôsteres, relatos de experiência e comunicações orais) foi prorrogada até 03 de setembro.

O Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE) é um evento acadêmico-científico e de formação de professores da educação básica já tradicional no estado de Goiás. O EDIPE, ao longo destes quinze anos, tem sido organizado por um grupo permanente de estudiosos e pesquisadores da didática que compõem o Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED) e que conta com a participação de professores universitários e da educação básica, bem como alunos de graduação e pós-graduação.

Além de constituir um coletivo interessado neste campo de estudos, o CEPED agrega pesquisadores vinculados às seis maiores instituições universitárias do estado: Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano) que tradicionalmente têm organizado o EDIPE, num esforço intelectual e institucional coletivo. Um evento tão importante e abrangente exige, além do empenho de seus organizadores, um financiamento que dê qualidade aos materiais de divulgação, assistência aos convidados e a plena participação de todos nas atividades programadas. 

CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

O VII EDIPE será realizado nas dependências do campus V da PUC Goiás, em Goiânia nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2017, com o tema: Didática, Escola e Políticas: nenhum direito a menos.

Em continuidade às discussões efetuadas no VI EDIPE e em face da conjuntura política atual, esta edição almeja discutir a didática, a escola e as políticas educacionais nos marcos da luta pela manutenção dos direitos sociais e escolares historicamente construídos. Além das conferências diretamente ligadas ao tema central, haverá espaço para apresentações orais de trabalhos nos Grupos de Trabalho, bem como pôsteres científicos e relatos de experiências.

A busca pela articulação entre as instituições de ensino superior com cursos de licenciatura e as escolas de educação básica, em suas distintas redes se materializa desde a escolha dos temas às formas de apresentação de trabalho, possibilitando a discussão teórico-prática necessária para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa. Para o professor da Educação Básica é uma oportunidade ímpar de formação, pois o evento oferece atividades que integram a pesquisa, a cultura e a prática conforme as didáticas específicas. 

RELEVÂNCIA SOCIAL/CIENTÍFICA E EDUCACIONAL 

  1. Promover um amplo debate acerca da contextualização e da articulação entre didática, da escola e da política nos marcos da luta pela manutenção dos direitos historicamente construídos.
  2. Apresentar propostas e vivências escolares que subvertam a lógica da escola de resultados, pautadas em ações intencionais e modos diferenciados de fazer escola e com densidade teórico-prática;
  3. Divulgar pesquisas e práticas que têm sido realizadas nas instituições de ensino superior e nas escolas de educação básica vinculadas ao tema do evento e à formação de professores nas licenciaturas.
  4. Possibilitar o enriquecimento da formação dos professores da educação básica no diálogo entre a teoria e a prática, a universidade, a escola e a formação política.

VALORES DO EVENTO

Categoria

01/05 a 31/06

01/07 a 30/08

01/09 a 20/11

1.        Estudante de Graduação*

60,00

70,00

80,00

2.        Professor de Educação Básica**

3.        Estudante de pós-graduação***

 

90,00

 

100,00

 

110,00

4.        Professor de Ensino Superior

 

110,00

 

120,00

 

130,00

* Somente para inscrições, com depósito ou transferência identificada, que anexem o comprovante de matrícula em curso de graduação/2017.

**Somente para inscrições, com depósito ou transferência identificada, que anexem o comprovante de atuação profissional como professor(a) da educação básica.

***Somente para inscrições, com depósito ou transferência identificada, que anexem o comprovante de matricula em curso de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu).

 

Observação: Os comprovantes devem ser anexados através do menu "Acompanhamento de Inscrição >> Submeter Arquivo". Marque o eixo e a modalidade como "Comprovante".

 Dados bancários para identificação de pagamento:

Inscrição com "Depósito identificado" na conta:
Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED
Banco do Brasil 001
Agência 1269
Conta 12.082-0
CNPJ 04.558.764/0001-58
 
Submissão de Arquivos 

Para realizar a submissão de arquivos, após realizar sua inscrição, acesse o menu "Acompanhamento de Inscrição" e clique na opção "Submeter Arquivo". 
 
COMUNICAÇÃO ORAL: Trabalho escrito em forma de artigo científico - ensaios, monografias, estudos e relatórios que apresentem conclusões finais ou parciais de pesquisas ou experiências educativas relacionadas com a didática, metodologias e práticas de ensino, contemplando justificativa, objetivos, metodologia, discussão teórica e resultados. O texto completo, acompanhado de resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0) e incluindo referências, figuras, gráficos e anexos, deverá ter o mínimo de 12 e o máximo de 20 laudas, em espaço 1,5. 

PÔSTER CIENTÍFICO: Trabalho escrito em três formatos e encaminhados em anexos separados – 1) resumo expandido (mínimo 04 e máximo 06 laudas, espaço 1,5) contendo o resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0), o texto integral (detalhando os tópicos descritos no pôster) e as referências bibliográficas; 2) resumo simples (mínimo de 250 e máximo de 350 palavras, em espaço 1,5) contendo título, introdução e síntese dos procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa ou da experiência educativa, conclusão (final ou parcial) e três palavras-chave; e 3) esquema do pôster, tal como será organizado para a exposição. Medidas máximas: 1m x 1,5m. 

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Trabalho escrito em forma de resumo expandido – pesquisas aplicadas e projetos didático-pedagógicos vivenciados em ambientes de educação básica que apresentem resultados (finais ou parciais) considerados criativos, inovadores e exitosos. O texto integral (mínimo 04 e máximo 06 laudas, espaço 1,5) deve conter o resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0) e três palavras-chave, a justificativa, os objetivos, os procedimentos didático-pedagógicos, a base conceitual, a conclusão e a referência bibliográfica. Os trabalhos selecionados não serão lidos, mas apresentados e discutidos por seus próprios autores, durante as sessões de Diálogos Abertos sobre Educação Básica.

NORMAS DE FORMATAÇÃO Papel: A4 Margem: 2,5 cm (todas) Letra: Times New Roman Tamanho: 12 para o texto integral (artigo, resumo expandido e esquema do pôster) e 10 para o resumo simples Espaço: 1,5 para o texto integral (artigo, resumo expandido e esquema do pôster) e 1,0 para o resumo simples Título centralizado, letra maiúscula e em negrito Autores abaixo do título, à direita Crédito(s) do(s) autor(es), instituição e endereço eletrônico em nota de rodapé personalizada. Referências bibliográficas pelas normas da ABNT. Serão aceitos até dois trabalhos por autor. Todos os trabalhos são de responsabilidade de seu(s) autor(es). Todos os autores deverão estar inscritos e apresentar o trabalho para terem direito à certificação e ao material do evento. 

GRUPOS DE TRABALHO (GTs): 
01 - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
02 - Língua e Literatura Estrangeiras
03 - Artes 
04 - Física, Química, Biologia e Ciências
05 – Matemática
06 - Educação Física 
07 - Geografia 
08 - História 
09 - Didática, Práticas de Ensino e Estágio
10 - Filosofia
11 - Psicologia
12 - Sociologia 
13 - Diálogos abertos sobre educação básica (ENSINO MÉDIO) 
14 - Diálogos abertos sobre educação básica (ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL)
 
 

 Em construção. 

Segunda-feira 20 de novembro de 2017

7h às 8h

Credenciamento

8h às 8h30min

Abertura solene

Conjuntura política atual e educação escolar: nenhum direito a menos 
Gaudencio Frigotto - Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 

8h45min às 12h

DIDÁTICA, ESCOLA E POLÍTICAS: NENHUM DIREITO A MENOS

 

13h30 às 18h

MESAS REDONDAS SIMULTANEAS NOS RESPECTIVOS GTs

Sessões de Comunicação Oral por Grupo de Trabalho – GT

 

Terça-feira  21 de novembro de 2017

8h às 12h

Mesa redonda 1

Políticas públicas para a escola e educação de resultados: impactos no ensino fundamental e ensino médio

Maria Abádia da Silva – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)

Betania Leite Ramalho - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

13h30 às 18h

Sessões de Comunicação Oral por Grupo de Trabalho – GT

 

Quarta-feira – 22 de novembro

8h às 12h

Mesa redonda 2

Práticas pedagógicas e outros modos de fazer a escola: resistir e transformar

Márcia Aparecida Baldini – Secretária da Educação de Cascavel (PR)

Marilza Vanessa Rosa Suanno – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Emicléia Alves Pinheiro - Escola Pluricultural Odé Kayodê e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Câmpus Cidade de Goiás)

13h30 às 16h30min

Sessões de Comunicação Oral por Grupo de Trabalho – GT

16h30min às 17h

Apresentação de Pôsteres e Lançamento de livros

17h às 18h

Apresentação pública dos Relatórios dos Grupos de Trabalho

Encerramento e avaliação do evento: Equipe do CEPED, representantes das instituições promotoras e coordenadores de GTs

COORDENAÇÃO DO EDIPE 

Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED) 

DIRETORIA CEPED 2016-2017 

Presidente - Sandra Valéria Limonta Rosa (UFG)

Vice - José Carlos Libâneo (PUC Goiás)

1ª secretária - Denise Silva Araújo (UFG)

2ª secretaria - Simonia Peres da Silva (IFGoiano)

1ª tesoureira - Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)

2ª tesoureira - Suely Miranda Cavalcante Bastos (UEG)

Conselho Fiscal - Titulares: Renato Barros de Almeida (PUC Goiás), Eliane Gonçalves Costa Anderi (UEG), Mirza Seabra Toschi (UEG). Suplentes: Carime Rossi Elias (UFG), Marcilene Pelegrine Gomes (PUC Goiás), Adriana dos Reis Ferreira (IFGoiás).

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Contato somente via e-mail: 2017edipe@gmail.com


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