TODO O EDIPE OCORRE NA PUC GOIÁS CAMPUS V (VER MAPA ABAIXO NO LINK ABAIXO)

Local EDIPE 

ERRATA - CADERNO DE PROGRAMAÇÃO VII EDIPE

PÁGINA 6 - ONDE SE LÊ: PROGRAMAÇÃO DOS GTS SALAS DA ESCOLA de FORMAÇÃO PUC GOIÁS

                  LEIA-SE: PROGRAMAÇÃO DOS GTS SALAS DA PUC GOIÁS “CAMPUS V”

 

Atenção! Os comprovantes de pagamento e de vínculo devem ser enviados para o e-mail do Jaderson (comissão organizadora) - jardesonrodrigueslp@gmail.com

O Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (EDIPE) é um evento acadêmico-científico e de formação de professores da educação básica já tradicional no estado de Goiás. O EDIPE, ao longo destes quinze anos, tem sido organizado por um grupo permanente de estudiosos e pesquisadores da didática que compõem o Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED) e que conta com a participação de professores universitários e da educação básica, bem como alunos de graduação e pós-graduação.

Além de constituir um coletivo interessado neste campo de estudos, o CEPED agrega pesquisadores vinculados às seis maiores instituições universitárias do estado: Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano) que tradicionalmente têm organizado o EDIPE, num esforço intelectual e institucional coletivo. Um evento tão importante e abrangente exige, além do empenho de seus organizadores, um financiamento que dê qualidade aos materiais de divulgação, assistência aos convidados e a plena participação de todos nas atividades programadas. 

CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

O VII EDIPE será realizado nas dependências do campus V da PUC Goiás, em Goiânia nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2017, com o tema: Didática, Escola e Políticas: nenhum direito a menos.

Em continuidade às discussões efetuadas no VI EDIPE e em face da conjuntura política atual, esta edição almeja discutir a didática, a escola e as políticas educacionais nos marcos da luta pela manutenção dos direitos sociais e escolares historicamente construídos. Além das conferências diretamente ligadas ao tema central, haverá espaço para apresentações orais de trabalhos nos Grupos de Trabalho, bem como pôsteres científicos e relatos de experiências.

A busca pela articulação entre as instituições de ensino superior com cursos de licenciatura e as escolas de educação básica, em suas distintas redes se materializa desde a escolha dos temas às formas de apresentação de trabalho, possibilitando a discussão teórico-prática necessária para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa. Para o professor da Educação Básica é uma oportunidade ímpar de formação, pois o evento oferece atividades que integram a pesquisa, a cultura e a prática conforme as didáticas específicas. 

RELEVÂNCIA SOCIAL/CIENTÍFICA E EDUCACIONAL 

  1. Promover um amplo debate acerca da contextualização e da articulação entre didática, da escola e da política nos marcos da luta pela manutenção dos direitos historicamente construídos.
  2. Apresentar propostas e vivências escolares que subvertam a lógica da escola de resultados, pautadas em ações intencionais e modos diferenciados de fazer escola e com densidade teórico-prática;
  3. Divulgar pesquisas e práticas que têm sido realizadas nas instituições de ensino superior e nas escolas de educação básica vinculadas ao tema do evento e à formação de professores nas licenciaturas.
  4. Possibilitar o enriquecimento da formação dos professores da educação básica no diálogo entre a teoria e a prática, a universidade, a escola e a formação política.

VALORES DO EVENTO

Categoria

01/05 a 31/06

01/07 a 30/08

01/09 a 20/11

1.        Estudante de Graduação*

60,00

70,00

80,00

2.        Professor de Educação Básica**

3.        Estudante de pós-graduação***

 

90,00

 

100,00

 

110,00

4.        Professor de Ensino Superior

 

110,00

 

120,00

 

130,00

* Somente para inscrições, com depósito ou transferência identificada, que anexem o comprovante de matrícula em curso de graduação/2017.

**Somente para inscrições, com depósito ou transferência identificada, que anexem o comprovante de atuação profissional como professor(a) da educação básica.

***Somente para inscrições, com depósito ou transferência identificada, que anexem o comprovante de matricula em curso de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu).

 

Observação: Os comprovantes devem ser anexados através do menu "Acompanhamento de Inscrição >> Submeter Arquivo". Marque o eixo e a modalidade como "Comprovante".

 Dados bancários para identificação de pagamento:

Inscrição com "Depósito identificado" na conta:
Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED
Banco do Brasil 001
Agência 1269-6
Conta 12.082-0
CNPJ 04.558.764/0001-58
 
Submissão de Arquivos 

Para realizar a submissão de arquivos, após realizar sua inscrição, acesse o menu "Acompanhamento de Inscrição" e clique na opção "Submeter Arquivo". 
 
COMUNICAÇÃO ORAL: Trabalho escrito em forma de artigo científico - ensaios, monografias, estudos e relatórios que apresentem conclusões finais ou parciais de pesquisas ou experiências educativas relacionadas com a didática, metodologias e práticas de ensino, contemplando justificativa, objetivos, metodologia, discussão teórica e resultados. O texto completo, acompanhado de resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0) e incluindo referências, figuras, gráficos e anexos, deverá ter o mínimo de 12 e o máximo de 20 laudas, em espaço 1,5. 

PÔSTER CIENTÍFICO: Trabalho escrito em três formatos e encaminhados em anexos separados – 1) resumo expandido (mínimo 04 e máximo 06 laudas, espaço 1,5) contendo o resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0), o texto integral (detalhando os tópicos descritos no pôster) e as referências bibliográficas; 2) resumo simples (mínimo de 250 e máximo de 350 palavras, em espaço 1,5) contendo título, introdução e síntese dos procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa ou da experiência educativa, conclusão (final ou parcial) e três palavras-chave; e 3) esquema do pôster, tal como será organizado para a exposição. Medidas máximas: 1m x 1,5m. 

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Trabalho escrito em forma de resumo expandido – pesquisas aplicadas e projetos didático-pedagógicos vivenciados em ambientes de educação básica que apresentem resultados (finais ou parciais) considerados criativos, inovadores e exitosos. O texto integral (mínimo 04 e máximo 06 laudas, espaço 1,5) deve conter o resumo simples (250 a 350 palavras, em espaço 1,0) e três palavras-chave, a justificativa, os objetivos, os procedimentos didático-pedagógicos, a base conceitual, a conclusão e a referência bibliográfica. Os trabalhos selecionados não serão lidos, mas apresentados e discutidos por seus próprios autores, durante as sessões de Diálogos Abertos sobre Educação Básica.

NORMAS DE FORMATAÇÃO Papel: A4 Margem: 2,5 cm (todas) Letra: Times New Roman Tamanho: 12 para o texto integral (artigo, resumo expandido e esquema do pôster) e 10 para o resumo simples Espaço: 1,5 para o texto integral (artigo, resumo expandido e esquema do pôster) e 1,0 para o resumo simples Título centralizado, letra maiúscula e em negrito Autores abaixo do título, à direita Crédito(s) do(s) autor(es), instituição e endereço eletrônico em nota de rodapé personalizada. Referências bibliográficas pelas normas da ABNT. Serão aceitos até dois trabalhos por autor. Todos os trabalhos são de responsabilidade de seu(s) autor(es). Todos os autores deverão estar inscritos e apresentar o trabalho para terem direito à certificação e ao material do evento. 

GRUPOS DE TRABALHO (GTs): 
01 - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
02 - Língua e Literatura Estrangeiras
03 - Artes 
04 - Física, Química, Biologia e Ciências
05 – Matemática
06 - Educação Física 
07 - Geografia 
08 - História 
09 - Didática, Práticas de Ensino e Estágio
10 - Filosofia
11 - Psicologia
12 - Sociologia 
13 - Diálogos abertos sobre educação básica (ENSINO MÉDIO) 
14 - Diálogos abertos sobre educação básica (ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL)
 
 

22 10 2017 EDIPE LISTA DE TRABALHOS APROVADOS.pdf
Caderno de Programação VII EDIPE.pdf
Lista de Coordenadores de GTs - 17-10-2017.pdf
Programação VII EDIPE.pdf

 Em construção. 

Segunda-feira 20 de novembro de 2017

7h às 8h

Credenciamento

8h às 8h30min

Abertura solene

Conjuntura política atual e educação escolar: nenhum direito a menos 
Gaudencio Frigotto - Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 

8h45min às 12h

DIDÁTICA, ESCOLA E POLÍTICAS: NENHUM DIREITO A MENOS

 

13h30 às 18h

MESAS REDONDAS SIMULTANEAS NOS RESPECTIVOS GTs

Sessões de Comunicação Oral por Grupo de Trabalho – GT

 

Terça-feira  21 de novembro de 2017

8h às 12h

Mesa redonda 1

Políticas públicas para a escola e educação de resultados: impactos no ensino fundamental e ensino médio

Maria Abádia da Silva – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)

José Carlos Libâneo – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

13h30 às 18h

Sessões de Comunicação Oral por Grupo de Trabalho – GT

 

Quarta-feira – 22 de novembro

8h às 12h

Mesa redonda 2

Práticas pedagógicas e outros modos de fazer a escola: resistir e transformar

Márcia Aparecida Baldini – Secretária da Educação de Cascavel (PR)

Marilza Vanessa Rosa Suanno – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Emicléia Alves Pinheiro - Escola Pluricultural Odé Kayodê e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG/Câmpus Cidade de Goiás)

13h30 às 16h30min

Sessões de Comunicação Oral por Grupo de Trabalho – GT

16h30min às 17h

Apresentação de Pôsteres e Lançamento de livros

17h às 18h

Apresentação pública dos Relatórios dos Grupos de Trabalho

Encerramento e avaliação do evento: Equipe do CEPED, representantes das instituições promotoras e coordenadores de GTs

COORDENAÇÃO DO EDIPE 

Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED) 

DIRETORIA CEPED 2016-2017 

Presidente - Sandra Valéria Limonta Rosa (UFG)

Vice - José Carlos Libâneo (PUC Goiás)

1ª secretária - Denise Silva Araújo (UFG)

2ª secretaria - Simonia Peres da Silva (IFGoiano)

1ª tesoureira - Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG)

2ª tesoureira - Suely Miranda Cavalcante Bastos (UEG)

Conselho Fiscal - Titulares: Renato Barros de Almeida (PUC Goiás), Eliane Gonçalves Costa Anderi (UEG), Mirza Seabra Toschi (UEG). Suplentes: Carime Rossi Elias (UFG), Marcilene Pelegrine Gomes (PUC Goiás), Adriana dos Reis Ferreira (IFGoiás).

 

MESAS DE ABERTURA DOS GTs

 

Mesa de abertura GT 01 - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Título: A constituição do sujeito no atual contexto político da educação brasileira: a língua portuguesa e a formação profissional

Palestrante: Alexandre Ferreira da Costa

Mediadora: James Dean Amaral Freitas 

 

Mesa de abertura GT 02 - Língua e Literatura Estrangeiras

Título: Implicações didático-formativas da BNCC para a língua e literatura estrangeira

Palestrante: José Carlos Paes de Almeida Filho (UnB)

Mediadores: Eduardo Batista da Silva (UEG)

 

Mesa de abertura GT 03 - Artes

Título: Arte e cultura: práticas pedagógicas para a vivência da diversidade na escola

Palestrante: Dr. Estércio Marquez Cunha (UFG).

Mediador: a definir

 

Mesa de abertura GT 04 - Física, Química, Biologia e Ciências

Título: A importância do conteúdo de Ciências da Natureza na formação de um sujeito omnilateral: o descompasso das políticas educacionais atuais

Palestrantes: Natalia Carvalhaes de Oliveira (IF Goiano) e Rones de Deus Paranhos (UFG)

Mediadora: Lilian Rodrigues Rios PUC GO

 

Mesa de abertura GT 05 – Matemática

Título: Prática pedagógica: diálogo entre a formação do professor de matemática e a educação básica

Palestrante: Marcos Antônio Gonçalves Júnior (UFG) e Wânia Lúcia Machado (UFG)

Mediadores: José Pedro Machado Ribeiro(UFG) e Maria Marta da Silva (UEG)

 

Mesa de abertura GT 06 - Educação Física

Título: Legitimidade da educação física no ensino médio: impasses e perspectivas

Palestrante: Eliene Lacerda (IFG-Goiânia Oeste)

Mediador: Fernando Silva (UEG - Quirinópolis)

 

Mesa de abertura GT 07 – Geografia

Título: Práticas espaciais cotidianas, juventude e Geografia no Ensino Médio

Palestrante: Prof.ª Drª Lana de Souza Cavalcanti

Mediador a definir

 

Mesa de abertura GT 08 – História

Título: História: a fala, a prática e a didática

Palestrante: a definir

Mediador: a definir

 

Mesa de abertura GT 09 - Didática, Práticas de Ensino e Estágio

Título: Didática e aprendizagem: teoria, prática e caminhos

Palestrantes: José Carlos Libâneo PUC GO

Mediadoras: Simonia Peres da Silva (IF Goiano)

 

 

Mesa de abertura GT 10 – Filosofia

Título: Aprendizado em filosofia: resistência e transformação

Palestrante: Wanderson Flor (UnB) e James Dean do Amaral(IFG)

Mediador: a definir

 

Mesa de abertura GT 11 – Psicologia

Título: Psicologia e políticas educacionais em tempos de crise: resistências e lutas

Palestrantes: Marília Gouvea de Miranda (UFG)

Mediadores: Wellington Oliveira dos Santos (UEG – Quirinópolis) e Lueli Nogueira Duarte e Silva (UFG)

 

Mesa de abertura GT 12 - Sociologia

Título: Os impactos da contrarreforma educacional brasileira no ensino das ciências sociais

Palestrante: Ricardo Takayuki Tadokoro (IF Goiano) e Gilson Xavier de Azevedo (UEG)

Mediador: Marcela Amaral (a confirmar)

 

Mesa de abertura GT 13 - Diálogos Abertos sobre a Educação Básica (ENSINO MÉDIO)

Título: Reforma do Ensino Médio

Palestrante: Gene Maria Vieira Lyra-Silva (UFG)

Mediadora: Moema Gomes Moraes (UFG)

 

Mesa de abertura GT 14 - Diálogos Abertos sobre a Educação Básica (EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL)

Título: Diversidade e inclusão

Palestrante: Cláudia Barreto (UFG)

Mediadora: Márcia Cristina da Silva (UEG)

Início das Inscrições: 19/06/2017
Fim das Inscrições: 20/11/2017
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