Saiba mais sobre o Seminário

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza, no dia 23 de maio, o I Seminário Goiano dos NITs. O evento tem como objetivo promover por meio de mesa redonda e palestra, discussões que estimulem o senso crítico acerca dos NITs e da relevância do ecossistema de inovação. Objetiva-se também socializar as atividades realizadas pelo NIT do IF Goiano e integrar os diversos atores de inovação em Goiás.

Mesa Redonda – “O papel dos NITs e como integrá-los ao ecossistema de inovação”

Valdir Assis (MEC)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Mestrado em Engenharia Mecânica com em ênfase em nanocompósitos aplicados na área de energia solar de células orgânicas fotovoltáicas pela Universidade Estadual de Camipinas (2016). Experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Polímeros (técnicas de caracterização e sínteses de nanocompósitos), Gestão de Projetos de P&D (metodologia PMI). 11 anos de experiência em gestão da inovação, análise de mercados, análise de viabilidade tecno-econômica de tecnologias inovadoras, mapeamento, prospecção e avaliação de tecnologias inovadoras, plano de negócios, prospecção de financiamentos de projetos e propriedade intelectual (busca de anterioridade, elaboração e redação de pedidos de patentes).

Ana Cristina Lage (Anprotec)

Presidente da Rede Mineira de Inovação, RMI. Especialista em Programas Socioeconômicos na Fundação Renova. Master of Business Administration MBA em Gestão de Habitats de Inovação pela FIA/USP, mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na UFRJ, pós graduada em Desing Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá e Administração Pública pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - FUNCESI. Atua a 15 anos com projetos de desenvolvimento local, empreendedorismo e inovação. Coordenou o projeto da Rede Mineira de Extensão Tecnológica, que atendeu aproximadamente 260 empresas com demandas de desenvolvimento tecnológico e inovação. Atuou em vários projetos de fomento a cultura do empreendedorismo e da inovação. Atua como avaliadora de programas de StartUps (INOVATIVA, FIEMG Lab e SEED) e Programa da Qualidade na Gestão (MPE Brasil). Consultora credenciada no Sistema Sebrae para as áreas de Empreendedorismo e Inovação.

Luiz Henrique Carlson (IFSC)

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação e otimização de processos, instrumentação e controle de processos, extração de produtos naturais com dióxido de carbono em alta pressão, propriedade intelectual e inovação tecnológica. Desde 2010 atua como professor titular do IFSC e, desde 2012, está no cargo de Chefe de Departamento de Inovação (Núcleo de Inovação Tecnológica) do Instituto Federal de Santa Catarina, sendo responsável pela gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia, parcerias de PD&I com o setor produtivo, prestação de serviços tecnológicos e empreendedorismo. Desde 2016 é professor permanente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT, no ponto focal UFSC.

Mediadora: Haihani Silva Passos (IF Goiano)

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Alves Faria - Goiânia/GO. Especialista em Estratégias Gerenciais pela Universidade de Rio Verde/GO e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Rio Verde/GO. Presidente do Comitê de Inovação, Empreendedorismo e Gestão do IF Goiano- Campus Rio Verde, membro da Comissão para Elaboração do Planejamento Estratégico de Inovação do IF Goiano. Atua na elaboração e gestão de processos e projetos de inovação; Bioeconomia; Economia da Inovação; Empreendedorismo; Economia Criativa e colaborativa; Coordenadora de projetos ligados as áreas de inovação e sustentabilidade.

 

Palestra “Transferência de tecnologia e construção coletiva do conhecimento”

Alexandre Aparecido Dias (IFMG)

É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP/USP). Possui graduação em Administração pela FEARP/USP. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), onde coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. É pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade (INGTEC). Foi coordenador executivo do Programa Gestão para o Empreendedorismo Inovador, financiado pelo CNPq e participou de projetos junto ao IPEA, BID, CAF e Banco Asiático. Atua principalmente nos seguintes temas: (1) Sistemas de Pesquisa e Inovação; (2) Redes de colaboração científica e tecnológica; (3) Transferência de tecnologia; (4) Gestão da inovação

Veja a programação do evento

Data

Horário

Atividade

Local

23/05/19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

08:00 - 09:20

Credenciamento

Solenidade de abertura

Informes direcionados aos representantes do NIT no IF Goiano

 

Auditório/Reitoria, IF Goiano.

 

09:20 – 09:30

Intervalo

 

09:30 – 11:30

Mesa Redonda: “O papel dos NITs e como integrá-los ao ecossistema de inovação”

Valdir Assis (MEC)

Ana Cristina Lage (Anprotec) 

Luiz Henrique Carlson (IFSC)

(Mediadora: Haihani Silva Passos)

Auditório/Reitoria, IF Goiano.

 

11:30 – 13:30

Almoço

 

13:30 - 17:30

Palestra “Transferência de tecnologia e construção coletiva do conhecimento”

Alexandre Aparecido Dias (IFMG)

Auditório/Reitoria, IF Goiano.

 

Início das Inscrições: 20/04/2019
Fim das Inscrições: 22/05/2019
Atenção! Não recomendamos o uso desse sistema em celulares ou smartphones.
Atenção! Antes de se increver em qualquer evento você deve cadastrar seu usuário e senha através do link "Primeiro Acesso?" ou clicando aqui.
Os campos marcados com asterisco ( * ) são obrigatórios.
Nome COMPLETO *

CPF *

Senha *

Confirmação de senha *

E-mail *

Confirmação de E-mail *

CPF *

Definir... (ASCOM)

Atenção! Para acessar os certificados é necessário fazer login.



©copyright DGTI Reitoria Instituto Federal Goiano